quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PROFETAS MENORES: JOEL

JOEL

O nome Joel vem do hebraico Yo'el e significa "Iavé é Deus" ou "O Senhor é Deus".
O livro divide-se em duas partes:
- na primeira parte, Joel aconselha o povo de Judá a se afastar de seus pecados:
- na segunda parte ele adverte sobre a proximidade do Dia do Juízo, e sobre a promessa de que Deus estaria sempre com Seu povo, mesmo que este não merecesse.

Não se sabe muita coisa sobre a vida de Joel, mas sabemos que ele viveu cerca de 800 anos a.C, provavelmente durante o reinado do rei Joás.
Naquele tempo a nação de Judá estava passando por sérios problemas: uma nuvem de gafanhotos havia atacado as plantações e destruído quase tudo, e isso gerou uma grande fome, seca e muito sofrimento.
Joel dizia que tudo o que estava acontecendo era o Juízo de Deus pelos pecados do povo. Mas ele também falou que Deus estava sempre disposto a perdoar, caso o povo  voltasse o coração para Ele. E ensinou o caminho: jejum e oração.
Vocês sabiam que o povo hebreu, quando estava triste, rasgava a sua roupa e se vestia de panos de saco?
Mas não era isso o que Deus queria do povo. Deus queria que seu povo rasgasse o coração, não suas roupas!
Lamentar uma desgraça é muito diferente de se entregar a Deus em arrependimento, humildade, dependência e confiança.
Deus é bondoso e misericordioso, e nos perdoa. Mas não devemos achar que podemos manipulá-lo, continuando a fazer o que é mau só porque Ele vai nos perdoar.
Quando pecamos, Deus não quer que façamos nenhum sacrifício e nenhum ritual para alcançar o Seu perdão. Na verdade, Deus quer que nos voltemos para Ele com sincero arrependimento. E isso consiste em tentar não errar novamente.
Tentar não errar é uma decisão que começa em nossa mente, enche o nosso coração e depois afeta o nosso comportamento.
Outra coisa muito importante no livro de Joel é quando ele profetiza sobre o derramamento do Espírito Santo, que aconteceu no Dia de Pentecostes, e está narrado no livro de Atos, no Novo Testamento.

Vamos ler At 2:14-20

O livro de Joel termina com a mensagem de esperança de que Deus iria destruir os inimigos do povo, e trazer muitas bênçãos para eles.
E assim como prometeu nunca abandonar o Seu povo, Deus também nunca nos abandonará.
Mesmo quando pisamos na bola ou nos metemos numa grande encrenca, Deus está disposto a nos ajudar. Para isso, precisamos confiar nEle, obedecer Sua Palavra e orar sempre.

Versículo para memorizar:
"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Joel 2:32

(imagem retirada do blog miriangalli.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário