quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PROFETAS MENORES: AMÓS

Continuando com a turma dos profetas menores, vamos falar de Amós.

Seu nome vem do hebraico Amas, que quer dizer "Fardo" ou "Carregador de fardos".
Era lavrador antes de virar profeta, o que nos mostra que o Senhor usa quem ele quiser para realizar a Sua obra, nobres ou camponeses, médicos ou pescadores.
Amós foi chamado por Deus para pregar em Betel, um grande centro de adoração de ídolos.
E apesar de não ter estudado na escola dos profetas, era estudiosos dos escritos de Moisés, e conhecia a vontade de Deus para o Seu povo.
Era muito corajoso, e não tinha medo de falar sobre o pecado do povo, na tentativa de levá-lo ao arrependimento. Amós sabia que o juízo de Deus estava próximo.

Naquele tempo, Israel era muito próspera, mas havia muita cobiça e injustiças, e devido a falsos ensinamentos, o povo substituiu a adoração a Deus por sacrifícios e rituais que em nada agradavam ao Senhor. O povo não temia mais a disciplina de Deus.
E foi então que Deus falou que destruiria completamente Israel. Fome, seca, pragas, morte e destruição assolariam o povo, que mesmo assim não buscaria a Sua face.

Enquanto as nações pagãs eram condenadas pelo mal que causavam a outros povos, Israel pecava contra Deus e contra o seu próprio povo, escravizando quem não podia pagar suas dívidas, e tirando do povo o pouco que tinham.
Mesmo amando o Seu povo, Deus precisava discipliná-lo. E usou Amós para isso.
Amós confrontava Israel com seus pecados de idolatria, opressão aos pobres, adultério, roubo, materialismo, orgulho injustiça...a lista dos pecados era grande!
As tribos do Norte ignoraram a mensagem de Amós, e o mandaram de volta para casa.

Mas Amós não desistiu, continuou intercedendo pelo povo, até que o Senhor atendeu suas orações, e decidiu restaurar a nação.

No final do livro, Deus disse que se o povo voltasse para Ele, Ele os receberia de braços abertos, assim como um pai carinhoso aceita seus filhos de volta.

E então, vamos ver que tesouros podemos extrair do livro de Amós?


  1. Para Deus, a justiça entre os homens é mais importante que rituais e sacrifícios;
  2. Deus pode usar qualquer pessoa em Sua obra: ricos, pobres, intelectuais, pessoas simples...
  3. Para sermos amigos de Deus, precisamos tentar pensar como Ele. Se não concordamos com a vontade de Deus, como poderemos andar com Ele?
  4. Precisamos sempre lembrar que vamos nos encontrar com Deus um dia. TODO mundo vai. Mas como queremos vê-lo? Como Senhor e Salvador ou como Juiz?
  5. Se fugirmos do pecado e tentarmos fazer o que é certo, Deus irá nos proteger, e as bênçãos serão uma consequência da nossa obediência.
Assim como temos fome e sede, nosso espírito também precisa de Deus. Todos nós temos dentro de nós um vazio que é do tamanho de Deus.
Muitas pessoas tentam encher esse vazio de várias formas: com bebida, comida, drogas, muitos namorados...mas só uma pessoa é capaz de preencher esse vazio: Deus. E só há uma pessoa que pode fazer a ponte entre nós e Deus, e essa pessoa é Jesus.
Por isso precisamos ler a Palavra de Deus, pois só assim conheceremos a Sua vontade.
E precisamos orar sempre, pois só assim teremos comunhão com Ele.

Versículo para memorizar:
"Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" Amós 3:3



Podemos usar esse molde para que cada criança faça as suas mãos com seus pedidos de oração.


(imagens retiradas da internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário