quarta-feira, 21 de setembro de 2016

PROFETAS MENORES: AMÓS

Continuando com a turma dos profetas menores, vamos falar de Amós.

Seu nome vem do hebraico Amas, que quer dizer "Fardo" ou "Carregador de fardos".
Era lavrador antes de virar profeta, o que nos mostra que o Senhor usa quem ele quiser para realizar a Sua obra, nobres ou camponeses, médicos ou pescadores.
Amós foi chamado por Deus para pregar em Betel, um grande centro de adoração de ídolos.
E apesar de não ter estudado na escola dos profetas, era estudiosos dos escritos de Moisés, e conhecia a vontade de Deus para o Seu povo.
Era muito corajoso, e não tinha medo de falar sobre o pecado do povo, na tentativa de levá-lo ao arrependimento. Amós sabia que o juízo de Deus estava próximo.

Naquele tempo, Israel era muito próspera, mas havia muita cobiça e injustiças, e devido a falsos ensinamentos, o povo substituiu a adoração a Deus por sacrifícios e rituais que em nada agradavam ao Senhor. O povo não temia mais a disciplina de Deus.
E foi então que Deus falou que destruiria completamente Israel. Fome, seca, pragas, morte e destruição assolariam o povo, que mesmo assim não buscaria a Sua face.

Enquanto as nações pagãs eram condenadas pelo mal que causavam a outros povos, Israel pecava contra Deus e contra o seu próprio povo, escravizando quem não podia pagar suas dívidas, e tirando do povo o pouco que tinham.
Mesmo amando o Seu povo, Deus precisava discipliná-lo. E usou Amós para isso.
Amós confrontava Israel com seus pecados de idolatria, opressão aos pobres, adultério, roubo, materialismo, orgulho injustiça...a lista dos pecados era grande!
As tribos do Norte ignoraram a mensagem de Amós, e o mandaram de volta para casa.

Mas Amós não desistiu, continuou intercedendo pelo povo, até que o Senhor atendeu suas orações, e decidiu restaurar a nação.

No final do livro, Deus disse que se o povo voltasse para Ele, Ele os receberia de braços abertos, assim como um pai carinhoso aceita seus filhos de volta.

E então, vamos ver que tesouros podemos extrair do livro de Amós?


  1. Para Deus, a justiça entre os homens é mais importante que rituais e sacrifícios;
  2. Deus pode usar qualquer pessoa em Sua obra: ricos, pobres, intelectuais, pessoas simples...
  3. Para sermos amigos de Deus, precisamos tentar pensar como Ele. Se não concordamos com a vontade de Deus, como poderemos andar com Ele?
  4. Precisamos sempre lembrar que vamos nos encontrar com Deus um dia. TODO mundo vai. Mas como queremos vê-lo? Como Senhor e Salvador ou como Juiz?
  5. Se fugirmos do pecado e tentarmos fazer o que é certo, Deus irá nos proteger, e as bênçãos serão uma consequência da nossa obediência.
Assim como temos fome e sede, nosso espírito também precisa de Deus. Todos nós temos dentro de nós um vazio que é do tamanho de Deus.
Muitas pessoas tentam encher esse vazio de várias formas: com bebida, comida, drogas, muitos namorados...mas só uma pessoa é capaz de preencher esse vazio: Deus. E só há uma pessoa que pode fazer a ponte entre nós e Deus, e essa pessoa é Jesus.
Por isso precisamos ler a Palavra de Deus, pois só assim conheceremos a Sua vontade.
E precisamos orar sempre, pois só assim teremos comunhão com Ele.

Versículo para memorizar:
"Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?" Amós 3:3



Podemos usar esse molde para que cada criança faça as suas mãos com seus pedidos de oração.


(imagens retiradas da internet)

PROFETAS MENORES: JOEL

JOEL

O nome Joel vem do hebraico Yo'el e significa "Iavé é Deus" ou "O Senhor é Deus".
O livro divide-se em duas partes:
- na primeira parte, Joel aconselha o povo de Judá a se afastar de seus pecados:
- na segunda parte ele adverte sobre a proximidade do Dia do Juízo, e sobre a promessa de que Deus estaria sempre com Seu povo, mesmo que este não merecesse.

Não se sabe muita coisa sobre a vida de Joel, mas sabemos que ele viveu cerca de 800 anos a.C, provavelmente durante o reinado do rei Joás.
Naquele tempo a nação de Judá estava passando por sérios problemas: uma nuvem de gafanhotos havia atacado as plantações e destruído quase tudo, e isso gerou uma grande fome, seca e muito sofrimento.
Joel dizia que tudo o que estava acontecendo era o Juízo de Deus pelos pecados do povo. Mas ele também falou que Deus estava sempre disposto a perdoar, caso o povo  voltasse o coração para Ele. E ensinou o caminho: jejum e oração.
Vocês sabiam que o povo hebreu, quando estava triste, rasgava a sua roupa e se vestia de panos de saco?
Mas não era isso o que Deus queria do povo. Deus queria que seu povo rasgasse o coração, não suas roupas!
Lamentar uma desgraça é muito diferente de se entregar a Deus em arrependimento, humildade, dependência e confiança.
Deus é bondoso e misericordioso, e nos perdoa. Mas não devemos achar que podemos manipulá-lo, continuando a fazer o que é mau só porque Ele vai nos perdoar.
Quando pecamos, Deus não quer que façamos nenhum sacrifício e nenhum ritual para alcançar o Seu perdão. Na verdade, Deus quer que nos voltemos para Ele com sincero arrependimento. E isso consiste em tentar não errar novamente.
Tentar não errar é uma decisão que começa em nossa mente, enche o nosso coração e depois afeta o nosso comportamento.
Outra coisa muito importante no livro de Joel é quando ele profetiza sobre o derramamento do Espírito Santo, que aconteceu no Dia de Pentecostes, e está narrado no livro de Atos, no Novo Testamento.

Vamos ler At 2:14-20

O livro de Joel termina com a mensagem de esperança de que Deus iria destruir os inimigos do povo, e trazer muitas bênçãos para eles.
E assim como prometeu nunca abandonar o Seu povo, Deus também nunca nos abandonará.
Mesmo quando pisamos na bola ou nos metemos numa grande encrenca, Deus está disposto a nos ajudar. Para isso, precisamos confiar nEle, obedecer Sua Palavra e orar sempre.

Versículo para memorizar:
"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Joel 2:32

(imagem retirada do blog miriangalli.blogspot.com)

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

PROFETAS MENORES:OSÉIAS

Vocês sabem o que é um profeta?
É alguém chamado por Deus para entregar uma mensagem D'Ele.

E o que é um profeta menor? Ele é baixinho?
Não...é chamado de profeta menor porque escreveu um livro menor, mais curto. Mas não
menos importante.

Quantos são e quem são os profetas menores?
Doze: Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Vamos começar falando sobre Oséias, o primeiro dos profetas menores a aparecer na Bíblia Sagrada.  E é bom sempre lembrar que todos os profetas menores viveram na época do Antigo Testamento.


OSÉIAS

O nome Oséias significa "Deus salva" ou "O Senhor é Salvador".
Ele viveu cerca de 800 anos a.C., e recebeu seu chamado profético mais ou menos no ano 760 a.C. Seu ministério durou cerca de 30 anos.
Bom, vamos começar do começo...
Lembram de quando o povo de Israel foi libertado do Egito, sob o comando de Moisés? E de quando conquistaram a Terra Prometida?

Qual era mesmo o nome da Terra Prometida?
Canaã

E quem liderou o povo na conquista da Terra Prometida, depois da morte de Moisés?
Josué

Então...mesmo conquistando Canaã, o povo falhou numa tarefa: destruir os povos que habitavam ali. E esses povos, seus descendentes, sua cultura e sua religião continuaram a existir. E eles adoravam a muitos deuses, o principal deles era Baal.
O povo de Israel achava que dava para misturar a adoração a Deus com a adoração a Baal.
Como isso é possível?
Pois é, é impossível!
Agora, voltando a Oséias...
A Bíblia não entra em detalhes sobre a vida de Oséias, como de onde ele veio, por exemplo.
Mas sabemos que ele viveu numa época em que havia muita riqueza. Só que essa riqueza não era compartilhada com o povo. Os ricos e poderosos ficavam cada vez mais ricos á custa dos pobres. Havia muita injustiça social.
E foi neste cenário que Deus chamou Oséias, e mandou que ele casasse com uma mulher que acabou sendo como o povo de Israel, infiel.
O nome dela era Gômer, e apesar de Oséias amá-la muito, ela o abandonou para ficar com outra pessoa. Assim como o povo de Israel abandonou Deus para ir atrás de outros deuses.
Antes de ser abandonado, Oséias teve três filhos com Gômer e seus nomes eram "Jezreel", que era o nome de um vale entre as montanhas da Samaria e da Galiléia, onde haviam muitas batalhas sangrentas. A segunda foi chamada "Desfavorecida", que nem precisa explicar, né...
O terceiro filho foi chamado de "Não Meu Povo", que significava que Israel não era mais o povo escolhido de Deus.
Que nomes tristes...mas eles mostravam o juízo de Deus sobre o Seu povo.
Naquele tempo, os sacerdotes que deveriam ensinar ao povo as Leis de Deus, não estavam nem aí. Eles queriam mais era que o povo pecasse bastante, pois assim teriam mais lucro com os sacrifícios inúteis que faziam.
E então o povo começou a se esquecer de Deus.
Gômer, a mulher de Oséias, depois que fugiu com outro homem, acabou caindo nas mãos de um homem muito mau, e foi vendida como escrava.
E vocês acreditam que Oséias foi até lá, no lugar onde se vendiam os escravos, e comprou Gômer de volta por uma quantia enorme de dinheiro?
As pessoas que estavam por ali achavam que ele tinha ido lá para vê-la sofrer, como um castigo por seus erros. Mas ele na verdade, assim como Deus faz com a gente, foi resgatá-la daquele lamaçal em que ela vivia.
Oséias sentiu na pele o que Deus sentia em relação ao povo de Israel. Ele pregava a sua mensagem em todos os lugares onde haviam pessoas reunidas. A mensagem de que o pecado do povo era tão grave, que Deus seria forçado a puni-los por sua infidelidade. Mas Deus não desistiria do seu povo. ele iria restaurá-lo novamente.
Oséias pregava que há um único Deus e Senhor, e que não havia lugar para outros deuses.

Na mensagem de Oséias, Deus é tratado como um marido, e o povo como Sua esposa infiel, pois assim como Gômer foi infiel a seu marido Oséias, o povo era infiel a Deus.
E as consequências do pecado de se afastar de Deus eram muito sérias, muito graves.
Ma ainda assim, havia o gracioso convite para que o povo se arrependesse de seus pecados, e retornasse ao Deus amoroso que os escolheu como o Seu povo.

E quanto a nós?
Somos realmente bons filhos para Deus?
Somo realmente fiéis a Ele?
Ou somos como a esposa de Oséias, que o trocou por uma aventura, uma ilusão?
Temos idéia do quão grande é o amor de Deus por nós?
Como podemos resistir a tão grande amor?

As consequências de nos afastarmos de Deus são tão sérias e tão graves como eram antigamente.
Mas o convite gracioso ainda vale para nós.
Vamos pensar nisso!