quinta-feira, 24 de setembro de 2015

JOSUÉ - PARTE 3

O PLANO DOS GIBEONITAS E A DESTRUIÇÃO DOS AMORREUS

Js 9, 10

Depois que os israelitas destruíram a cidade de Jericó, a notícia logo se espalhou e todos os reis daquela região ouviram falar de Josué e do exército de Israel. E muitos povos se levantaram para lutar contra eles.
Os moradores de Gibeom, com muito medo de terem sua terra destruída como Jericó foi, se fingiram de mensageiros de uma terra distante e foram pedir ajuda a Josué. Eles vestiram roupas velhas e rasgadas, e levaram pão velho e bolorento, e falaram que vinham de muito distante, e que quando saíram  de sua terra, usavam roupas novas e limpas e que o pão ainda estava quentinho...
Josué e os anciãos de Israel não pediram conselho ao Senhor, e fizeram uma aliança de paz com aquele povo, e os príncipes de Israel prometeram lhes preservar a vida.
Mas, como a mentira tem perna curta, depois de três dias eles descobriram que aquele povo estava mentindo, e que não vinha de longe; eram seus vizinhos.
Eles confessaram a Josué que temeram por sua vidas, por isso inventaram aquela mentira, pois sabiam que Deus havia prometido a Israel  vitória sobre todos os povos.
Já contei que Josué não gostava nadinha de mentiras, mas eles haviam feito uma aliança com o povo de Gibeom, e prometeram não matá-los, e agora eles teriam que honrar com a promessa que haviam feito.
Mas, embora os deixasse vivos, os gibeonitas seriam forçados a trabalhos pesados, e teriam que cortar lenha e carregar água para o tabernáculo. E os gibeonitas, apesar de não ser um povo valente, não era um povo burro, e mais que depressa eles aceitaram as condições de Israel.
E, perto dali, o rei de Jerusalém soube que os moradores de Gibeom fizeram um acordo de paz com Israel, e também ficou com muito medo. Ele se juntou com outros reis para atacar Gibeom. Mas os homens de Gibeom pediram a ajuda de Josué, que levou os soldados mais valentes para lutar com Gibeom.
Desta vez Deus estava com Josué, e prometeu entregar aquele povo em suas mãos.
Durante a batalha, os soldados inimigos começaram a fugir, mas Deus fez cair do céu uma chuva de pedras, e morreram mais soldados pela chuva de pedras do que pela espada dos soldados de Israel.
Josué pediu a Deus que o sol ficasse no seu lugar, e que a lua não aparecesse no céu. E assim, o tempo parou, e o sol ficou no meio do céu durante quase o dia inteiro. E nunca mais houve outro dia assim.
Deus atendeu o pedido de Josué, para que o povo de Deus conseguisse a vitória sem que seus inimigos tivessem uma noite de sono sequer para se recuperar e se reagrupar.
E assim Josué e o exército de Israel venceu todos os reis que se puseram em seu caminho, e destruiu todas as suas cidades, pois o Senhor estava com eles, e lhes prometeu a vitória.

E o que nós podemos aprender com essa história?
R: Que a mentira tem pernas curtas, e que sempre vale a pena dizer a verdade.
Aprendemos também que a mentira é um pecado, e tem consequências.
Mas, o mais importante aqui, é vermos que sempre que temos uma decisão importante para tomar, devemos pedir o conselho de Deus, através de nossas orações, e Ele vai nos responder, seja como uma certeza no coração, ou através de algum versículo bíblico que lemos ou ouvimos, e até mesmo através do conselho de alguém que sabemos que é servo de Deus.

Devemos sempre conversar com Deus, pois com certeza Ele quer o melhor para nós.

JOSUÉ - PARTE 2

Quando o povo de Israel, sob a liderança de Josué, se preparava para invadir Jericó, Deus dera uma ordem que todo o povo deveria obedecer. Alguém lembra qual era essa ordem?

R; Deus mandou que o povo destruísse toda a cidade, e não retirasse nada de lá, nem riquezas, nem animais. Somente o ouro e a prata deveriam ser levados para o tesouro do Senhor.

Mas, será que o povo obedeceu essa ordem de Deus?
Vamos continuar a história para saber...
Havia um homem da tribo de Judá, chamado Acã, que não levou muito a sério a ordem do Senhor. E por causa dele, a ira de Deus se acenderia sobre o povo.
Mas Josué, que não sabia de nada que havia acontecido, continuou pensando que Deus estava com o povo de Israel. Ele não sabia sobre a desobediência de Acã...
Então Josué se preparou para invadir a cidade de Ai, próxima a Jericó, e enviou três mil soldados nessa missão.
Houve uma grande batalha, e os soldados de Ai botaram o exército de Israel para correr. Foi o maior vexame!
Josué ficou muito triste, e como era do costume do povo de Deus, rasgou suas roupas. Ele não entendia por que Deus havia permitido que acontecesse uma coisa daquelas...
E como Deus sempre responde as nossas orações, com Josué não foi diferente: Deus respondeu a Josué que o povo havia pecado, e assim quebrado a aliança que tinham com Deus. O Senhor contou a Josué que alguém do povo havia roubado coisas das casas de Jericó durante a batalha, e escondido em suas bagagens. E que este era o motivo da derrota de Israel: DESOBEDIÊNCIA.
E por causa dela, todo o povo pagaria. Deus não estaria mais com eles até que todas as coisas roubadas fossem eliminadas.
Seguindo as orientações de Deus, Josué reuniu todo o povo pela manhã, e os separou por tribos e por famílias. E a tribo de Judá foi a sorteada para ser investigada. Daí, logo se chegou a família de Acã.
Josué não gostava de mentiras, e foi logo perguntando o que Acã havia feito, e Acã disse a verdade; que havia pecado contra Deus, roubado ouro e prata e escondido dentro de sua tenda.
Josué enviou mensageiros até a tenda de Acã, para ver se achavam alguma coisa. E não é que os mensageiros voltaram com ouro e prata...
Josué, com todo o povo, pegou Acã e sua família (que era cúmplice do roubo), seus bois, jumentos, suas ovelhas, sua tenda, e tudo o mais que ele tinha, levou para o Vale de Acor, e lá os apedrejaram e atearam fogo em tudo. Assim o Senhor apagou a Sua ira.
Deus então disse a Josué para atacar novamente a cidade de Ai, só que desta vez eles teriam a vitória. E também permitiu que o povo ficasse com os despojos. Poderiam pegar o que quisessem da cidade.
Bolaram então um plano de ataque: dividiram o exército em duas partes; uma parte iria com Josué até a entrada da cidade, e a outra parte ficaria escondida na floresta.
E quando o rei de Ai e seus soldados viram Josué e o exército na frente da cidade, saíram correndo atrás deles.
A outra parte do exército de Israel que ficara na floresta aproveitou que não tinha ficado ninguém para defender a cidade, e a invadiu, pegaram as riquezas que queriam e atearam fogo em tudo, não sobrou nada nem ninguém...
Então Josué construiu um altar para o Senhor, e lá ofereceu sacrifícios e ofertas. Depois disso, escreveu as leis de Moisés em pedras, e as leu para todo o povo. Era bom sempre relembrar, né...vai que mais alguém ia querer ir na onda de Acã...

E o que podemos aprender com essa história?
R: Podemos aprender várias coisas, mas a mais importante é que Deus não convive com o pecado. Não se trata de um Deus vingativo, mas sim de um Pai que disciplina os filhos porque os ama. Deus é SANTO, e a santidade não combina com o pecado.
Aprendemos também que o pecado sempre traz consequências, para o pecador e para quem é conivente com ele.

Então, vamos fazer como Josué? Sempre confiar em Deus, procurar viver em santidade, e ler sempre a Bíblia, que é a Palavra de Deus para nós, a Sua vontade revelada. E que agora está escrita no papel, no tablet, no celular...por isso não temos desculpas para não ler a Bíblia todos os dias, né?

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

AS MURALHAS DE JERICÓ

vers base: Js 6

Josué sempre foi fiel e obediente a Deus. Ele era muito corajoso, e Deus o escolheu para liderar o povo de Israel após a morte de Moisés.
De todos os homens que saíram da terra do Egito com Moisés, nenhum entrou na terra de Canaã, exceto Josué e Caleb, e o restante do povo que nasceu durante a longa jornada pelo deserto.
Como podemos imaginar, haviam muitos obstáculos pelo caminho, e o primeiro deles, após a travessia do rio Jordão, era conquistar uma cidade fortemente protegida, com muros de cerca de 10 metros de altura. Isso é mais ou menos um prédio de três andares.

Alguém sabe o nome dessa cidade?
R: Jericó

E vocês conhecem o nome de alguém que morava lá?
R: Raabe, a prostituta que ajudou os dois espias de Josué

Mas Deus já tinha um plano para ajudar o povo de Israel. Ele chamou Josué e disse o que o povo teria que fazer. O plano era o seguinte:
O exército de Israel teria que rodear a cidade de Jericó durante seis dias, sem dizer nenhuma palavra sequer. Somente se ouviria o som de sete trombetas, tocadas por sete sacerdotes que levavam a Arca da Aliança. Eles fariam isso e depois voltariam para o acampamento com o restante do povo, a mais ou menos dois quilômetros dali.
Depois, no sétimo dia, todo o povo iria se juntar ao exército e aos sacerdotes para rodear a cidade sete vezes, e quando Josué ordenasse, eles iriam gritar bem alto e forte enquanto os sacerdotes tocassem as trombetas.
E assim foi feiro. Todo o povo obedeceu, e mais um milagre aconteceu! Os muros da cidade caíram ao chão, e o exército invadiu a cidade. Conforme Deus havia prometido, somente uma casa não foi destruída.

Alguém lembra de quem era essa casa?
R: a casa de Raabe

E o que deveria ser feiro para que a casa não fosse destruída?
R: deveria ser colocado um cordão vermelho na janela

Por que Deus não permitiu que a casa de Raabe fosse destruída?
R: Porque ela havia ajudado os dois espias de Josué, e porque ela acreditava no poder de Deus.

Deus havia prometido poupar a vida de Raabe e de todos de sua família que estivessem lá com ela durante a invasão.
Toda a cidade de Jericó foi destruída e incendiada. Somente o ouro e a prata foram retirados de lá, para serem levados para o tesouro do Senhor.
Josué comandou o povo e foi sempre obediente a Deus. E Deus foi fiel com Josué e com Raabe, e com o povo que obedeceu a Josué porque confiavam no Senhor.

E esta foi só a primeira de muitas batalhas que Josué teve que enfrentar, mas ele era forte e corajoso. E ele não estava sozinho. Deus estava com ele, por onde quer que ele andasse.

(imagens retiradas da internet)


JOSUÉ

Ei, alguém aí sabe quem foi Josué?

Pois bem, ele nasceu no antigo Egito, e foi escolhido por Moisés para ficar no seu lugar, após a sua morte.
Certo dia, Deus disse a Josué:
" O meu servo Moisés está morto. Agora você e o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês."

Alguém sabe o nome dessa terra?
R: Canaã, a Terra Prometida

Josué foi encarregado de liderar o povo na conquista de Canaã. Mas, por que será que Deus escolheu Josué?
Podemos pensar em vários motivos...Josué era muito obediente a Deus; ele era forte e corajoso, era um homem de muita fé.
Vocês lembram de quando Moisés mandou 12 homens para espionarem a terra de Canaã? Josué e Caleb foram os únicos entre os 12 que acreditaram na promessa de Deus, de que a terra seria deles, e foram os únicos, de toda aquela geração, que entraram na terra.
Deus havia falado para Josué que ele deveria viver de acordo com as Leis de Deus entregues por Moisés. E então mandou Josué estudar essas Leis, e se esforçar para viver de acordo com o que estava escrito ali.

Mas Josué não estava sozinho nessa grande missão. Em Josué 1:9 Deus disse a ele:
"Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

Que promessa linda! E ela é para nós também. Se andarmos como Deus quer que andemos, Ele vai nos guardar onde quer que a gente vá.

Então, Josué mandou dois espiões à cidade de Jericó; uma cidade bem fortificada perto do rio Jordão. Estes homens foram se hospedar na casa de uma mulher de reputação meio duvidosa...uma prostituta chamada Raabe. Mas logo o rei ficou sabendo disso, e enviou guardas à casa de Raabe, mas ela escondeu os dois rapazes no telhado, impedindo assim que o rei os prendesse. Raabe, apesar de vir de outra cultura, sabia que o Senhor havia dado aquela terra aos israelitas. Ela sabia dos milagres que Deus fez com o povo no deserto.
Vamos relembrar alguns desses milagres?

R: O mar Vermelho se abriu para o povo passar; a nuvem que protegia o povo do sol do deserto durante o dia e a coluna de fogo que os aquecia durante a noite; o maná que caía do céu todos os dias para alimentar o povo, e muitos outros...

Como Raabe morava numa casa construída na muralha da cidade, os espiões puderam fugir por uma corda, e voltaram para junto de seu povo. Mas antes, prometeram a Raabe que quando fossem invadir a cidade, não entrariam na casa dela. E combinaram que ela deixaria um cordão vermelho na janela, como um sinal de que ela estaria lá junto com toda a sua família.E assim eles ficariam a salvo.
Depois que eles voltaram, Josué mandou que o povo seguisse os sacerdotes, pois eles iriam na frente, levando a arca da aliança.
Quando os sacerdotes pisaram nas margens do rio Jordão, o rio secou completamente, e todo o povo passou por eles. Os sacerdotes ficaram parados no meio do rio, que estava completamente seco, até que todo o povo tivesse passado.
Olhem que coisa incrível, Deus fez mais uma vez um grande milagre. E todo o povo, mais uma vez, teve a certeza de que Deus estava com eles.
E Raabe, mesmo levando uma vida que não agradava a Deus, pois era uma prostituta, foi corajosa arriscando sua própria vida para ajudar dois homens de Deus, foi misericordiosa, e teve muita fé, mesmo não sendo judia nem tendo nenhum conhecimento sobre as Leis de Deus.Mesmo assim ela acreditou na promessa de estar junto com o povo de Israel.
E Deus foi fiel com Raabe. Ela se arrependeu de seus pecados, mudou de vida, e se casou com um dos príncipes da tribo de Judá, chamado Salmon. E foi a tataravó do rei Davi.
Vejam como ela foi importante para a história, e que lugar de honra Deus reservou para ela!


(imagens tiradas da internet)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

ANJOS: VERDADES E MENTIRAS (Parte 2)

Vers. base: Ap 19:9-10

          Em Apocalipse, o apóstolo João teve uma visão de algo que ainda vai acontecer, lá no céu. Nessa visão um anjo falou com ele, que se ajoelhou aos pés do anjo para adorá-lo. Mas o anjo não permitiu que João o adorasse, e disse que estava ali para servir a DEUS, assim como nós, e não para ser adorado. Só DEUS é digno de adoração!
          Existem muitas pessoas que adoram anjos, como se eles fossem Deus, e pudessem ouvir suas orações e resolver seus problemas. Os anjos realmente nos ajudam e nos protegem, mas não porque pedimos ou porque são poderosos o bastante para isso, mas sim porque DEUS manda que façam, e eles são muito obedientes.
          Vocês lembram de quando JESUS estava no deserto e Satanás queria que JESUS o adorasse? Sabem o que JESUS disse? Vamos ler Mt 4:1-11 para saber o que JESUS falou.
          JESUS não caiu na armadilha de Satanás, mas muita gente cai. Fiquem ligados, adorem somente a DEUS.
          A segunda coisa que aprendemos a NÃO fazer em relação aos anjos é...
          Adorar! NUNCA devemos adorar aos anjos


Vers. base: Ap 4:11

          Vocês sabem o que é glória? E dar glória a alguém? Dar glória é elogiar, exaltar, é dizer que aquela pessoa é a melhor e que merece todas as honras.
          E quem merece ser glorificado? DEUS! É Ele quem devemos adorar, agradar e louvar. Só Ele merece todos os elogios e louvores.
          Infelizmente, existem muitas pessoas que dão honra e louvor aos anjos e agradecem a eles pela proteção. Elas não sabem o que fazem, não conhecem a verdade. Pensam que estão fazendo a coisa certa. Algumas usam medalhinhas no pescoço, fitinhas no pulso, e desenhos de anjos na carteira. Até dão nomes aos anjos.
          A Bíblia não nos diz quem são os anjos que nos protegem, ela só diz que DEUS coloca anjos para nos guardar.

Vamos relembrar o que aprendemos sobre os anjos?
          Esses seres existem de verdade. Mesmo sendo invisíveis aos nossos olhos, eles existem e quem nos garante isso é a Palavra de DEUS, a Bíblia. Eles servem e obedecem a DEUS, e O louvam sempre. E, a mando de DEUS, nos protegem todos os dias.
          Também aprendemos que apesar de serem muito poderosos e de conhecerem coisas que não conhecemos ainda, não devemos de jeito nenhum orar a eles, adorá-los ou dar-lhes louvor. Só DEUS, que os criou e nos criou também, merece toda a honra e louvor. E só ELE, que é Todo-Poderoso pode responder nossas orações.
 

ANJOS: VERDADES E MENTIRAS (Parte 1)

          Nas postagens anteriores vimos algumas coisas sobre os anjos. Mas, existem muitas pessoas que não acreditam que eles existam. Talvez porque nunca tenham visto um. Eu também nunca vi. Mas, será que alguém já viu um?
          Mas, nós sabemos que eles existem, que auxiliam a DEUS e nos protegem aqui na terra em obediência a Ele. Temos esta certeza poque a Bíblia nos ensina isso. E como a Bíblia nunca mente (porque é a Palavra de DEUS), podemos ter a certeza de que os anjos realmente existem.
          E, se por um lado existem pessoas que não acreditam em anjos, por outro lado existem pessoas que acreditam e que têm atitudes muito erradas em relação a eles e por isso fazem coisas que não deveriam.
          Nessa aulinha vamos aprender o que NÃO devemos fazer em relação aos anjos.      

Texto base: I Tm 2:5

          Nós já aprendemos várias coisas sobre os anjos, e uma delas é que eles são muito poderosos, muito mais poderosos do que os seres humanos. Mas, será que por causa disso devemos pedir alguma coisa para eles?
          Existem muitas pessoas que fazem orações aos anjos, e até mães que ensinam seus filhos a orarem para pedir proteção a um anjo que acreditam ser o seu "anjo da guarda". O que vocês acham disso?
          Os anjos são muito poderosos, mas o poder deles vem de DEUS, e eles obedecem a DEUS em tudo.
          O versículo que lemos diz que só JESUS é nosso mediador com DEUS, e isso quer dizer que se quisermos falar com DEUS, temos livre acesso, graças ao sacrifício de Jesus na cruz. E é por isso que quando oramos, sempre agradecemos "em nome de JESUS". 
          E agora, depois do que vimos aqui, será que descobrimos uma das coisas que NÃO devemos fazer em relação aos anjos?
          Orar! NUNCA devemos orar aos anjos