quinta-feira, 24 de setembro de 2015

JOSUÉ - PARTE 3

O PLANO DOS GIBEONITAS E A DESTRUIÇÃO DOS AMORREUS

Js 9, 10

Depois que os israelitas destruíram a cidade de Jericó, a notícia logo se espalhou e todos os reis daquela região ouviram falar de Josué e do exército de Israel. E muitos povos se levantaram para lutar contra eles.
Os moradores de Gibeom, com muito medo de terem sua terra destruída como Jericó foi, se fingiram de mensageiros de uma terra distante e foram pedir ajuda a Josué. Eles vestiram roupas velhas e rasgadas, e levaram pão velho e bolorento, e falaram que vinham de muito distante, e que quando saíram  de sua terra, usavam roupas novas e limpas e que o pão ainda estava quentinho...
Josué e os anciãos de Israel não pediram conselho ao Senhor, e fizeram uma aliança de paz com aquele povo, e os príncipes de Israel prometeram lhes preservar a vida.
Mas, como a mentira tem perna curta, depois de três dias eles descobriram que aquele povo estava mentindo, e que não vinha de longe; eram seus vizinhos.
Eles confessaram a Josué que temeram por sua vidas, por isso inventaram aquela mentira, pois sabiam que Deus havia prometido a Israel  vitória sobre todos os povos.
Já contei que Josué não gostava nadinha de mentiras, mas eles haviam feito uma aliança com o povo de Gibeom, e prometeram não matá-los, e agora eles teriam que honrar com a promessa que haviam feito.
Mas, embora os deixasse vivos, os gibeonitas seriam forçados a trabalhos pesados, e teriam que cortar lenha e carregar água para o tabernáculo. E os gibeonitas, apesar de não ser um povo valente, não era um povo burro, e mais que depressa eles aceitaram as condições de Israel.
E, perto dali, o rei de Jerusalém soube que os moradores de Gibeom fizeram um acordo de paz com Israel, e também ficou com muito medo. Ele se juntou com outros reis para atacar Gibeom. Mas os homens de Gibeom pediram a ajuda de Josué, que levou os soldados mais valentes para lutar com Gibeom.
Desta vez Deus estava com Josué, e prometeu entregar aquele povo em suas mãos.
Durante a batalha, os soldados inimigos começaram a fugir, mas Deus fez cair do céu uma chuva de pedras, e morreram mais soldados pela chuva de pedras do que pela espada dos soldados de Israel.
Josué pediu a Deus que o sol ficasse no seu lugar, e que a lua não aparecesse no céu. E assim, o tempo parou, e o sol ficou no meio do céu durante quase o dia inteiro. E nunca mais houve outro dia assim.
Deus atendeu o pedido de Josué, para que o povo de Deus conseguisse a vitória sem que seus inimigos tivessem uma noite de sono sequer para se recuperar e se reagrupar.
E assim Josué e o exército de Israel venceu todos os reis que se puseram em seu caminho, e destruiu todas as suas cidades, pois o Senhor estava com eles, e lhes prometeu a vitória.

E o que nós podemos aprender com essa história?
R: Que a mentira tem pernas curtas, e que sempre vale a pena dizer a verdade.
Aprendemos também que a mentira é um pecado, e tem consequências.
Mas, o mais importante aqui, é vermos que sempre que temos uma decisão importante para tomar, devemos pedir o conselho de Deus, através de nossas orações, e Ele vai nos responder, seja como uma certeza no coração, ou através de algum versículo bíblico que lemos ou ouvimos, e até mesmo através do conselho de alguém que sabemos que é servo de Deus.

Devemos sempre conversar com Deus, pois com certeza Ele quer o melhor para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário