domingo, 21 de abril de 2013


PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

4ª lição (parte 1)  -  A Escrita na Parede

Muitos anos depois que o rei Nabucodonosor morreu, seu filho Belsazar virou o novo rei.
Certa noite, o rei Belsazar deu uma festa, dessas que não prestam, onde DEUS não é honrado... e convidou mil pessoas importantes da Babilônia.
Essa festa não era um ambiente muito familiar... as pessoas bebiam muito e "rolava" uma bagunça danada.
Vocês acham que Daniel estava nessa festa?
Claro que não!!! Não era lugar para um crente ficar. E isso serve para nós também. Festas com bebidas alcoólicas, dedicadas a falsos deuses, com música imprópria...com certeza isso não agrada a DEUS.
Mas não parou por aí...vai ficar ainda pior...
Belsazar estava usando os utensílios que Nabucodonosor tinha retirado do Templo de DEUS, quando invadiu Jerusalém, e agora ele estava usando na festa. Imaginem só, servindo vinho para seus convidados nos copos de ouro e prata usados no serviço do Templo do Senhor!!!
Esse Belsazar estava abusando, brincando com as coisas de DEUS.
E nós também não devemos brincar com as coisas de DEUS. Precisamos cuidar das coisas da Igreja. Alguém sabe como?
- Não jogando papel no chão;
- Não rabiscando as mesas e as cadeiras;
- Não correndo dentro do Templo, etc...

Devemos cuidar da nossa Igreja, pois é onde nos reunimos para aprender mais sobre DEUS e para louva-lo e adorá-lo durante os cultos.

sábado, 6 de abril de 2013

PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

3ª Lição (parte 2)

O rei Nabucodonosor se achava o melhor, o mais poderoso, dono de todas as coisas, porisso DEUS lhe daria uma lição importante.
E vocês podem até pensar: "Ah! Eu não sou como esse rei", mas, muitas vezes vocês são sim.
Ás vezes nós somos orgulhosos, nos achamos  melhores do que os outros, nos achamos mais inteligentes, achamos que nosso videogame é melhor, nosso celular mais legal... mas isso também é PECADO! e pecado é TUDO o que desagrada a DEUS.
Mas Daniel foi, mais uma vez, muito corajoso, ao dar um conselho para o rei (ler Dn 4:27).
Se o rei tivesse ouvido o conselho de Daniel, certamente DEUS o perdoaria. A Bíblia fala em I Jo 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, DEUS é fiel e justo para nos perdoar".
  • E, nós até  podemos fazer isso agora. Podemos falar a DEUS as coisas erradas que andamos fazendo, e vamos pedir perdão, vamos pedir para Ele nos ajudar a não fazer mais essas coisas que tanto o desagradam (deixe que as crianças comentem algo de que se arrependem, e ore com elas).
Voltando à história...O tempo passou e nada aconteceu. O rei já tinha até esquecido tudo aquilo que Daniel dissera da parte de DEUS, até que um belo dia, enquanto o rei passeava pelo palácio (ler Dn 4:30).
Pronto! Aí veio uma voz do céu dizendo:(ler Dn 4:32).
Naquele mesmo instante o rei foi castigado, e aconteceu como Daniel havia falado. O rei ficou  louco e feio, seu cabelo cresceu e suas unhas pareciam garras de um gavião. Ficou horrível. Parecia um bicho, e tudo  por causa de seu orgulho. E, sabem por quanto tempo o rei ficou assim? Sete anos! e o  que aconteceu depois?
Certo dia o rei olhou para o céu buscando a DEUS, e o seu juízo retornou. Deixou de ser louco. E sabem o que ele disse? (ler Dn 4:35).
Depois disso o rei voltou ao palácio e voltou a governar, mas agora com um novo coração, e uma vida diferente. Agora o rei aprendeu a lição.
  • Hoje vimos, mais uma vez, a coragem de Daniel. Vimos que Deus não gosta dos orgulhosos e porisso devemos ser sempre humildes diante do SENHOR, e reconhecer que o que temos foi DEUS quem nos deu, e que sem Ele, não somos ninguém.
  • E, vocês sabiam que a doença que o rei teve existe até os dias de hoje? Ela se chama licantropia ou boantropia, e é quando a pessoa se imagina como um animal, agindo como tal.
                                                                          
 
                                                                    
     
 
PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

3ª Lição (parte 1)

Uma lição importante: O rei Nabucodonosor era um rei muito orgulhoso. Ele construiu muros, santuários, canais, grandes avenidas, e os famosos Jardins Suspensos da Babilônia, que ele construiu para agradar uma de suas esposas.
No capítulo 4 do livro de Daniel, o rei Nabucodonosor envia uma mensagem para todo o país, dizendo as maravilhas que DEUS havia feito em sua vida.
Certa noite o rei teve outro sonho esquisito. No dia seguinte chamou seus sábios para tentar decifrar o sonho, mas eles não souberam explicar o significado. Então o rei mandou chamar Daniel. Mas, por que será que o rei demorou para chamar Daniel? Deve ser porque o rei estava com medo de ouvir o que Daniel poderia lhe dizer...
Mas, o rei sabia que Daniel era "o cara", e que nele havia o poder de DEUS. O rei então contou-lhe o sonho: "Eu sonhei com uma árvore muito alta, plantada no centro da terra. Esta árvore cresceu tanto que chegou até as nuvens, e podia ser vista pelo mundo inteiro. Os animais selvagens descansavam na sua sombra, as aves faziam ninho nos seus galhos e as suas folhas eram lindas. Dava tanta fruta que todos os seres vivos se alimentavam dela.
De repente veio um anjo do céu e disse bem alto: Derrubem a árvore...espantem os animais e as aves. Mas deixem ficar o toco e as suas raízes e o amarrem com correntes de bronze e ferro. Assim o sereno cairá sobre o toco e ele comerá capim com os animais. Perderá o juízo e começará a pensar como animal, sete anos viverá assim".
  • Deus queria falar alguma coisa com o rei, e falou através de um sonho. Mas, nem todos os sonhos tem um significado. Deus geralmente fala conosco através da Sua Palavra, a Bíblia.
Daniel ficou espantado, pois ele gostava do rei, mas mesmo assim ele teria que contar o que DEUS tinha lhe revelado (ler Dn 4:22-23).
E, precisou de muita coragem para continuara contaro que significava o sonho, pois não era nada bom para o rei (ler Dn 4:24-26).
PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

2ª Lição (parte 2)

O que será que aconteceu com Sadraque, Mesaque e Abede Nego depois que eles se recusaram a ajoelhar perante a estátua do rei?
Como eu ia dizendo, o rei ficou tão furioso que mandou esquentar a fornalha sete vezes mais forte. Depois, tocaram os instrumentos e sabem o que aconteceu? Vocês acham que os três amigos se curvaram e adoraram este ídolo? NÃO!!! Eles realmente eram fiéis e obedientes a DEUS. Então foram amarrados e jogados na fornalha. O fogo estava tão alto, que os soldados que os jogaram lá morreram queimados (ler Dn 3:24-25).
Sabem o que quer dizer " um filho dos deuses"? É o filho de DEUS, o próprio JESUS que estava ali com eles, dentro da fornalha.
O rei então os mandou sair, e todos os que estavam ali viram o quanto DEUS é poderoso.
É DEUS quem nos cura quando estamos doentes, que nos  ajuda quando estamos sozinhos ou em apuros. DEUS está sempre por perto.
Sabem o que o rei disse? (ler Dn 3:29).
 
Hoje nós vimos como é importante confiar em DEUS, e obedecê-lo. Confie no poder de DEUS! Ele sempre vai fazer o melhor para você, mesmo quando você acha que Ele não está te ouvindo, e quando você está sofrendo. Ele está no controle, e mesmo que não pareça, Ele está cuidando de você.
   Vale a pena obedecer a DEUS!
 
                         
                                                                            

 

PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

2ª Lição (parte 1)

Na lição anterior aprendemos como Daniel e eseus amigos foram fiéis a DEUS, e disseram NÃO ao pecado. Hoje vamos falar só dos amigos de Daniel.
 
Introdução: O rei Nabucodonosor reinava na Babilônia. Vamos conhecer um pouco mais sobre a Babilônia:
O nome Babilônia vem do babilônico Babilu, que quer dizer "Porta de Deus", mas os judeus dizem que no hebraico antigo, vem de Babel, e quer dizer "confusão" (lembram da torre?).
Ficava onde hoje é o Iraque (xiiii, continua uma confusão), mas hoje só restam poucas ruínas.
O rei Nabucodonosor foi muito importante para a história, e a Babilônia era um grande centro cultural e comercial na época, mas era cheia de ídolos, falsos deuses e muita feitiçaria.
 
                                                                          

Este desenho mostra como deveria ter sido o Palácio do Rei, com seus famosos jardins suspensos, uma das "Sete Maravilhas do Mundo".

O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de 27 metros, de  ouro, e disse que todas as pessoas deveriam se ajoelhar e adorar a estátua todas as vezes que ouvissem o som de instrumentos musicais, e quem não abedecesse, seria jogado na fornalha acesa.
Vocês iriam obedecer a essa ordem? Pois é, parece que mais alguém  também não obedeceu. Quem será?
Alguns sábios viram que três pessoas não se ajoelharam e nem adoraram a estátua, e foram contar ao rei (peça p/ uma criança ler Dn 3:9-12).
Ao ouvir isso, o rei ficou furioso e mandou chamar os três amigos de Daniel( ler Dn 3:15).
Mais uma vez os jovens estavam em apuros, e tinham que mostrar se amavam DEUS de verdade. E eles foram muito corajosos e responderam o seguinte: (ler Dn 3:17-18).
Eles estavam dispostos a morrer por amor a DEUS, e obedeceram a DEUS.
A Bíblia nos conta a história de muitas pessoas corajosas que sofreram e morreram por amor a DEUS: Estevão (amigo de Paulo) morreu apedrejado; Tiago (irmão de João) morreu pela espada; Paulo (discípulo de Jesus)foi torturado, preso e morto; e muitos outros. Mas, nenhum se compara a JESUS (ler Rm 5:8).
     
                                                             

PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

1ª Lição (parte 2)


Depois de três anos treinando no Palácio do rei Nabucodonosor, Daniel e seus amigos foram escolhidos para servirem ao rei.

Certa noite, o rei teve um sonho muito estranho, e ficou muito preocupado. Chamou seus sábios para explicarem os sonhos, mas eles não puderam ajudar.

Depois chamou os adivinhos, feiticeiros e astrólogos, mas eles também não souberam explicar os sonhos do rei. O rei ficou tão bravo que disse que mataria todos eles.

Quando os soldados foram à casa de Daniel, ele perguntou ao chefe da guarda por que o rei dera uma ordem assim. E o chefe da guarda contou sobre os sonhos do rei. Daniel mais uma vez foi corajoso e foi diretamente falar com o rei, e pediu um tempo para decifrar os sonhos do dele. E o rei concordou.

O que vocês fariam no lugar de Daniel?

Pois Daniel foi para casa, contou tudo a seus amigos, e os chamou para orar e clamar ao Senhor. E, naquela mesma noite, Deus deu uma visão a Daniel, mostrando o sonho do rei e seu significado.

Daniel louvou a DEUS.

(Peça para uma das crianças ler Dn 2:20)

Daniel foi falar novamente com o rei, explicou seu sonho e o significado, impedindo assim que o rei matasse os sábios do reino.

O rei então reconheceu que o DEUS de Daniel era mais poderoso que os outros deuses, e colocou Daniel como chefe de todos os sábios, e seus amigos viraram administradores da cidade.

Daniel honrou o nome de DEUS, foi fiel aos Seus mandamentos, e mostrou quem é o verdadeiro DEUS.

Não importa onde a gente esteja, devemos SEMPRE ser fiéis a DEUS, guardar os Seus mandamentos e guardar Sua Palavra no coração.

Ler Sl 119.11
                                                                    

terça-feira, 2 de abril de 2013


PESSOAS CORAJOSAS - DANIEL

1ª Lição (parte 1)

Base Bíblica: Dn 1: 1-16
Contexto histórico: Lembram quando DEUS chamou Abraão para deixar seu lar e ir onde DEUS lhe mostrasse, pois ele seria o pai de uma grande nação? Estamos falando dessa nação, que agora tinha desobedecido tanto ao SENHOR, que DEUS tinha permitido que eles fossem levados como prisioneiros para a Babilônia. Jerusalém estava em ruínas. E foi nesse tempo que viveu Daniel.

Durante muitos anos vários profetas de DEUS avisaram ao povo que se eles não se arrependessem de seus pecado, seriam castigados. Mas, o povo não queria saber de DEUS, e por isso o SENHOR permitiu que o rei Nabucodonosor invadisse Judá e levasse o povo como prisioneiro. A cidade foi saqueada, os muros destruídos e as casas queimadas. O Templo foi derrubado, e seus objetos usados em templos de deuses pagãos.
O rei mandou buscar entre os prisioneiros jovens inteligentes, de boa aparência e com saúde, para servirem em seu palácio. E, adivinha o nome de quatro deles? Daniel, Ananias, Misael e Azarias, mas o rei mudou o nome deles para nomes de deuses da Babilônia:
Daniel  -  Beltessazar
Ananias  -  Sadraque
Misael  -  Mesaque
Azarias -  Abede-Nego
Já que eles iam viver no palácio do rei, decidiram não se contaminar comendo e bebendo as coisas de lá, pois eles sabiam que eram consagradas a ídolos.
O chefe dos cozinheiros, mesmo com medo, resolveu ajudar os jovens, e durante 10 dias só lhes deu água e legumes . E, passados os 10 dias eles estavam ainda mais fortes e saudáveis.Sabem o que isso nos ensina?
  • devemos sempre ser fiéis a DEUS;
  • precisamos cuidar da nossa saúde (alimentos saudáveis);
  • devemos resistir as tentações, pois nem tudo que parece ser gostoso e divertido faz bem para nossa saúde.
Se alguém nos oferecer algo que achamos que vai desagradar a DEUS, NÂO devemos aceitar. Alguém sabe algum exemplo? (deixe as crianças responderem)
Drogas, cigarro, bebidas alcoólicas...isso é RUIM, desagrada a DEUS, é PECADO.
É preciso coragem para ser diferente. É preciso coragem para dizer NÂO. Tenham coragem para serem diferentes.E, se você ficar na dúvida se vai desagradar ou não a DEUS, faça a seguinte pergunta para você mesmo: " O QUE JESUS FARIA?" e escute o Espírito Santo falando ao seu coração. 

Vamos colorir?